ES | PT
O PAPEL CRÍTICO DA ENFERMAGEM NO TRATAMENTO DA SEPSE
5 de junho de 2025 MÉXICO 17h00 | COLÔMBIA 18h00 | BRASIL 20h00
Da série: The Silent Threat of Sepsis (A ameaça silenciosa da sepse)
Não participará do webinar ao vivo?
Inscreva-se agora para assistir sob demanda e acessar conteúdos exclusivos.
-
1
INTRODUÇÃO
RENATA PIETRO (BRASIL)
5'
-
2
QUE É ESCALA DE ALERTA PRECOCE E COMO ELA PODE AJUDAR VOCÊ E SEU PACIENTE?
MIGUEL MARTINEZ (MÉXICO)
15'
-
3
A IMPORTÂNCIA DO TIME DE RESPOSTA RÁPIDA NO RECONHECIMENTO E TRATAMENTO PRECOCE DA SEPSE.
JOSE CESAR RIBEIRO (BRASIL)
15'
-
4
OS DESAFIOS DA ENFERMAGEM NA IMPLEMENTAÇÃO DE CÓDIGOS DE SEPSE E NA RESPOSTA RÁPIDA EM DIFERENTES AMBIENTES HOSPITALARES
YULIETH ZABALETA POLO (COLÔMBIA)
15'
-
5
MODERADORA :
RENATA PIETRO PT
BRASIL

RENATA PIETRO
BRASIL
Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA). Fundadora da Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva (ABENTI). Presidente do Departamento de Enfermagem da Associação de Medicina Intensiva (AMIB). Mestre em Educação e Saúde e Doutora em Ciências da Saúde pela UNIFESP. Revisora do International Scholars Journal. Membro da Federação Latino Americana Enfermeiros em Cuidados Críticos (FLECI) e Embaixadora da Federação Mundial de Enfermagem em Cuidados Críticos (WFCCN).

MIGUEL MARTINEZ
MÉXICO
Bacharel em Enfermagem e Obstetrícia com diplomas em Gestão de Habilidades Gerenciais, Sistemas e Serviços de Saúde e Pesquisa em Enfermagem. Atualmente é Diretor de Enfermagem no San Angel Inn University Hospital, onde desenvolveu e se concentrou na supervisão de equipes e na melhoria da qualidade do atendimento. Dedica-se à otimização de processos, treinamento de equipes e garantia de segurança do paciente. Com visão de negócio e inovação, destaca-se pelo desenvolvimento e integração de tecnologias digitais para otimização da administração hospitalar.

YULIETH ZABALETA POLO
COLÔMBIA
Enfermeira especialista em Cuidados críticos, Mestre em Enfermagem, membro do Capítulo de Enfermagem da Associação Colombiana de Medicina Crítica e Terapia Intensiva (Asociación de Medicina Crítica y Cuidado Intensivo, AMCI), Parte do Conselho Administrativo da Federação Latino-Americana de Enfermagem em Terapia Intensiva (Federación Latinoamericana de Enfermería en Cuidados Intensivos, FLECI), Diretora do Comitê de Especialistas em Enfermagem da Federação Pan-Americana e Ibérica de Medicina Crítica e Terapia Intensiva (Federación Panamericana e Ibérica de Medicina Crítica y Terapia Intensiva, FEPIMCTI) e professora de graduação e pós-graduação da Faculdade de Enfermagem e Reabilitação da Universidad de La Sabana.

JOSE CESAR RIBEIRO
BRASIL
Enfermeiro especialista em Unidade de terapia intensiva, MBA em Gestão em Serviços de Saúde. Experiência na gestão de cuidados dos blocos de internação, hemodiálise e unidade de transporte intra-hospitalar, pronto-socorro e quartos híbridos. Especialista em coordenação de grupos de emergência e equipe de resposta rápida, com ênfase na implementação do Protocolo de alerta precoce para deterioração clínica (pontuação NEWS) em Unidades de internação. Experiência na utilização de sistemas automatizados de sinais vitais à beira do leito integrados ao prontuário médico eletrônico.